IMPORTÂNCIA DO PDCA E DEMAIS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADES NA SST


     Olá, hoje vamos falar sobre a importância do PDCA e demais ferramentas na gestão de qualidade, e sua importância dentro da empresa. Mas primeiramente, devemos saber o que é PDCA.

O QUE É PDCA?
     Criado pelo físico norte-americano Walter Andrew Shewhart, o PDCA é uma ferramenta de gestão qualidade continua, por meio de um ciclo (Plan) planejar, (Do)  fazer, (Check) checar e (Act) agir. E tem como objetivo o planejamento de ações, checagem, coloca-lo em prática, checar os riscos e conferir os resultados.
      

FASES DO CICLO PDCA 

•PLANEJAR
    Nessa fase é escolhido os objetivos e metas do ciclo a serem compridos. Primeiramente essa função deverá ser dada para um gestor com capacidade e competência, pois um linha de planejamento com falhas poderá trazer prejuízo e com certeza perda de tempo.
      A fase de planejamento deve buscar a melhor otimização do tempo, para evitar retrabalho e, consequentemente, tenha ganho de tempo.
      E ainda estabelecer qual metodologia ser aplicada para encontrar respostas para seus problemas. A metodologia mais comum a ser usada é o 5W2H que pode ser muito útil nessa fase. E também fazer o plano de cada ação necessária para que as metas e objetivos seja compridos.
      A fase de planejamento é a mais complexa dentre as demais. Por isso é preciso usar o máximo de informações disponíveis.

 •FAZER
       É nessa faze que você coloca em ação todo o planejamento feito na fase anterior, sem pular etapas, ou cometer desvio. E caso aconteça algum erro, vai ser preciso voltar para a fase de planejamento, indentificar o motivo de ter acontecido aquele erro e corrigí-lo.  
        Mas para seguir a risca com o planejamento, é preciso ter uma equipe capacitada. Então antes de colocar o plano em ação, é preciso educar e treinar os colaboradores.
         Além disso, fazer sempre que for possível um levantamento de dados, para posteriormente, ser feita uma avaliação.

 •CHECAR
         A fase de checagem deve ser executada juntamente com a fase anterior, para que possa ser identificado possíveis brechas e falhas. Também é nessa hora que os dados levantados na fase de execução é usado, fazendo a mensuração dos resultados através dos dados coletados.
          Nesta fase é necessário ser feito uma checagem metódica de cada atividade planejada anteriormente, e comparar os resultados que estão conseguindo, com o que foi previsto. Identificar também outros problemas que podem ser resolvidos em ciclos futuros.
          Para haja êxito nesta fase, é preciso um suporte de metodologia estática, com isso, evitando erros e poupando tempo e dinheiro. 

 •AGIR 
           
         Nesta fase é feita uma análise meticulosa dos dados levantados e do resultado alcançado. Pois sempre pode ser encontrado problemas que venham a ser corrigidos em ciclos futuros.
          Caso o resultado atingido não corresponda o planejado, é hora de agir de forma que corretiva, identificando os pontos que impediram de chegar no resultado desejado. E caso as metas forem atingidas, essa fase aplicará esse plano como padrão.
          A fase de Agir é considerada o final e o começo do ciclo PDCA. Pois sempre que um problema é resolvido, outros problemas irão surgir, sendo assim, o ciclo PDCA nunca vai acabar.

MELHORIA CONTUNUA

           Quando aderido na empresa o ciclo PDCA se torna uma forma continua de melhorias, pois quando um ciclo acaba, outro começo, assim o ciclo não tem estipulação de um fim. A cada problema resolvido, o planejamento se torna cada vez mais complexo, tornando os objetivos mais ambiciosos, e por isso os funcionários devem sempre estarem  capacitados para a execução do plano de ações, até que chegue em um padrão de qualidade que corresponda às expectativas dos clientes.
           E por ser uma ferramenta em que o planejamento é essencial, não devemos nos atar a problemas fúteis, pois o tempo perdido para o planejamento da correção de algo que não trará impacto positivo na empresa, é precioso, e pode afetar negativamente outros planos que serão executados.

ADERIR O PDCA

         O PDCA é uma ferramenta de gestão de qualidade simples e eficiente, e que pode ser aplicado em diversas situações, para chegar a solução de uma problema, sendo do mais simples, até os problemas mais complexos. 
           Mesmo o ciclo PDCA não sendo algo obrigatório, é uma boa ideia aderir em sua empresa, pois seu uso constante logo trará diversos benefício, como maior organização, eficiência, evita perca de tempo e dinheiro, além de tornar os funcionários mais capacitados.
            Com isso, mostramos os benefícios do PDCA na empresa. Caso você se depare com algum problema na empresa (e provavelmente vai acontecer), o ciclo PDCA vai ser uma ótima opção para a solucionar esse problema. E se por acaso tenham alguma dúvida, deixem nos comentários, que logo estarei respondendo, até mais. 
            

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE COMO ELABORAR UM BOM DDS

PRINCIPAIS LEIS RELACIONADAS A SST

SEGURANÇA NO TRABALHO: CUSTO OU INVESTIMENTO?