INOVAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Em um mundo sempre tão atualizado, a SST tem a difícil missão de analisar e eliminar de maneira sempre eficaz os diversos riscos que surgem, por isso é necessário que a empresa tenha uma boa gestão de segurança na sua empresa e fique sempre atenta aos novos métodos que estão surgindo para tornar a empresa um ambiente seguro e saudável para todos os envolvidos.
A tecnologia é um fenômeno mundial que possui influência nos mais diversos aspectos, e é claro que a Saúde e Segurança do Trabalho não ia ficar de fora dessa!
Hoje iremos mostrar aqui para você alguns avanços tecnológicos que tornaram-se essenciais para promover a segurança dos colaboradores, além de um trabalho com mais eficácia e competitividade para a empresa. Confira abaixo 5 ferramentas inovadoras.
1 - SIMULADOR DE PERCEPÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES.
Esse é um aplicativo de realidade virtual que permite trabalhadores avaliarem conhecimentos sobre situações de risco no ambiente de trabalho, é usado por fábricas da Gerdau em diversos países. Para usar a tecnologia, o trabalhador insere o celular no óculos de realidade virtual com o aplicativo que contém uma planta industrial em 3D. Com a ajuda de um controle manual, o profissional se locomove apontando e classificando situações de risco de acidentes no ambiente. No fim do trajeto, confere o gabarito.
Os resultados dos testes são enviados para um sistema de recursos humanos da empresa que identifica os principais erros dos trabalhadores e verifica a necessidade de intervenções, como capacitação.
2 - BEACON
![]() |
Os Beacon Bluetooth são transmissores de hardware - uma classe de dispositivos Bluetooth de baixa energia que transmitem seu identificador para dispositivos eletrônicos portáteis próximos.
Aplicá-los na rotina dos trabalhadores implica na melhoria do acompanhamento das atividades, na localização de equipamentos e identificação de gargalos que possam atrapalhar o desempenho da equipe.
Além disso, ele aprimora os resultados da segurança do trabalho. Imagine o seguinte exemplo: após uma explosão ou qualquer outro grande acidente, a gestão pode encontrar com facilidade a localização dos trabalhadores e determinar quantos estão no ponto de resgate. Desse modo, as decisões são mais seguras, tomadas em tempo real.
3 - DRONES
O drone é uma ferramenta muito utilizada hoje em dia, principalmente para entretenimento, filmagens entre amigos, gravações de filmes e etc. Entretanto, ele é algo que tem bastante utilidade para a SST.
Por exemplo, a inspeção de telhado é uma situação recorrente em qualquer tipo de empreendimento. Ela acontece para verificar o entupimento de calhas, telhas partidas ou trincadas e assegurar a integridade dos insumos, materiais e equipamentos que estão no galpão. Esse serviço coloca a vida do funcionário em risco e os drones servem justamente para otimizar essa atividade. Ele fotografa e inspeciona toda a região e identifica os defeitos existentes. Não só isso, mas os drones também atuam em outras funções como a manutenção de estradas, pontes, viadutos e linhas de transmissão e a verificação de corrosão em guindaste de plataformas offshore de exploração de petróleo.
4 - ROBÔS E AUTOMAÇÃO
Apesar dessas ferramentas não terem bons olhares por substituir o trabalho humano, é importante lembrar que alguns trabalhos oferecem grandes riscos para o indivíduo, como por exemplo atividades em altura ou em espaços confinados onde Qualquer detalhe ou desatenção pode causar um acidente fatal. Assim, todos os envolvidos saem perdendo e a empresa sofre péssimas consequências para a sua reputação.
Por isso, os robôs e outras ferramentas automatizadas podem ser utilizadas para trabalhar nessas situações e evitar acidentes. Além de facilitar a troca e a manutenção de peças em locais de difícil acesso, eles trabalham por períodos mais longos e aumentam a produtividade do setor.
5 - CAPACITAÇÃO GAMEFICADA
Atrelado a um sistema de gestão da empresa, a nova ferramenta a ajuda a identificar pontos fortes e fracos no domínio de conhecimento das normas e a necessidade de capacitações presenciais. Entre os pontos abordados nos questionários estão o trabalho em altura e equipamentos de proteção individual para se usar em cada área.






Comentários
Postar um comentário