COMO A GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO CONTRIBUÍ PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
Antes de tudo, vamos falar um pouquinho sobre a preservação do meio ambiente. Atualmente o ser humano tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna no planeta, ocasionando desequilíbrios ambientais irreversíveis.
A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM GESTÃO AMBIENTAL?
A gestão ambiental é um processo implementado pela administração, que tem como foco a sustentabilidade, a fim de diminuir os impactos causados ao meio ambiente a partir das atividades realizadas.
Independentemente da atividade-fim, pode-se implementar um sistema de gestão ambiental eficiente, seja no segmento industrial, no ramo de prestação de serviços ou em qualquer outro.
Os cuidados com a área ambiental fazem parte de uma boa gestão da organização, pois a falta de cuidado com meio ambiente pode causar sérios prejuízos para a empresa.
Podemos perceber também que o cuidado da companhia com o meio ambiente pode auxiliar na prevenção de acidentes de trabalho. Isso ocorre devido a vários desvios que podem gerar riscos e que estão diretamente relacionados aos impactos nessa área.
OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL:
A proposta do SGA pode trazer inúmeros benefícios financeiros e estratégicos para as empresas. Entre os mais significativos, estão:
• Mitigação de riscos envolvendo danos ambientais;
• Redução de custos com eliminação de desperdícios e com a geração e o manejo de resíduos sólidos, líquidos, químicos ou gasosos;
• Economia na aquisição de insumos, devido o reuso e reciclagem de materiais;
• Evolução dos índices de eficiência operacional e a queda no consumo de água e energia;
• Possibilidade de novas fontes de renda com a venda de rejeitos da operação para outras indústrias ou cooperativas;
• Menor incidência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
• Exploração de novos nichos de mercado e aumento da competitividade no exterior;
• Maior satisfação e engajamento com a marca;
• Facilidades na obtenção de financiamentos e crédito para a expansão das operações e modernização das infraestruturas ― com melhores condições e taxas de juros mais atrativas;
• Diminuição dos gastos com multas e indenizações por descumprimento da legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal, além do menor passivo ambiental;
• Diferenciação e qualidade, uma vez que o sistema de gestão ambiental exige maior investimento em pesquisa e inovação, já que, para minimizar os impactos, é fundamental encontrar novas tecnologias de produção.
• Produtos e serviços ecologicamente corretos representam um segmento bem-definido, em crescimento e com clientes fiéis.
É preciso salientar que o sucesso do sistema de gestão ambiental depende muito do envolvimento de todos os níveis hierárquicos. Esse sistema permite que a empresa desenvolva processos mais limpos, confiáveis e sustentáveis. Por isso, os esforços e os investimentos são recompensados rapidamente, já que a gestão ambiental também possibilita a redução de custos e o aumento da produtividade.
Comentários
Postar um comentário