A IMPORTÂNCIA DA AST
A IMPORTÂNCIA DA AST
Você já ouviu falar em AST? Se nunca ouviu falar e quer saber o que significa, o Blog DIÁRIO DE BORDO TST irá te instruir sobre o assunto, você está no lugar certo. Vamos começar?
AST ou Análise de Segurança no Trabalho é um estudo técnico ou análise que visa identificar ou analisar os possíveis riscos e perigos presentes no ambiente de trabalho durante a execução de uma tarefa. Tem como objetivo evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais será imprescindível determinar às medidas necessárias para combater os riscos encontrados.
COMO POSSO REALIZAR UMA ANÁLISE DE RISCOS?
Essa é uma das maiores dúvidas que nós recebemos ao decorrer do dia. Você já fez essa pergunta a si mesmo? Se sim, estamos aqui para esclarecer todas às suas dúvidas em relação a esse assunto.
Antes de qualquer coisa, devemos conhecer o ambiente de trabalho para que possa ser feito a Análise de Riscos.
Pois é impossível fazer um documento desse nível baseado por fotos ou até mesmo comparando com alguns estabelecimentos nos quais já foi feito uma Analise e elaborado um documento técnico. Diante disso, é indispensável fazer uma inspeção no local. Pois você irá ver como é o estabelecimento; como ele funciona; quais atividades os colaboradores exercem e se a empresa está funcionando dentro das regularidades.
Caso a empresa esteja exercendo atividades de risco, condições e práticas inseguras que venham a colocar em risco o trabalhador e até mesmo o ambiente de trabalho se torna imprescindível realizar um plano de ação baseado em cada análise feita.
BENEFÍCIOS DE UMA ANÁLISE DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Investir em segurança no trabalho é atuar dentro das normas exigidas por lei. Esse conjunto de regras adotadas por uma empresa tem o intuito de minimizar os acidentes, reduzir doenças ocupacionais (que causam alterações na saúde do trabalhador), proteger a capacidade de cada funcionário e alcançar diversos benefícios para a empresa, como os que você verá a seguir:
• Identifica os atuais e potenciais perigos relacionados ao trabalho e ajuda a determinar como estes devem ser gerenciados.
• Preparações para observações de segurança planejadas.
• Propicia o início de forma segura para novos profissionais no trabalho.
• Revisão de procedimentos após ocorrências de acidentes/incidentes.
• Possibilita a verificação de oportunidades de melhorias está disponível/presentes.
• Favorece o aprendizado dos supervisores com relação às atividades que supervisionam.
• Aumenta o envolvimento dos trabalhadores nos processos de segurança.
Ficou bem esclarecido o que é uma Análise de Segurança no Trabalho, mas conhecida como AST? Caso tenha alguma dúvida a mais, deixe nos comentários que estaremos à disposição para lhe orientar.
Comentários
Postar um comentário